V Semana Acadêmica de Belas Artes – UFRRJ

O popular e a academia produzindo arte.

— por Luciana Sá Freire

Cartaz de Divulgação

Começa hoje a 5ª edição da SABA (Semana Acadêmica de Belas Artes), com o tema central “Arte Popular em suas várias facetas”. Organizada por representantes do Diretório Acadêmico do Curso (DABC), o evento vai até o dia 28 de setembro e propõe atividades variadas em diferentes horários, como palestras, mesas redondas, exposições e oficinas. A intenção é discutir a dicotomia entre o Popular e o Acadêmico.

A professora Marisa Vales apresenta parte o projeto “A transparência das pedras preciosas Brasileiras: a resina como uso popular ” produzido para a disciplina de Escultura II  por suas alunas,  Beatriz Soares Juliana Victoria Barbiere , Michelle Bittencourt Honorato, Yasmim Cerqueira. “Uma pesquisa sobre as pedras preciosas Brasileiras – em especial as coleções dos museus da H. Stern e da Amsterdam Sauer – que estão sendo traduzidas na criação de pedras em resina e pequenas esculturas nas cores dos topázios azuis e verdes”, explica Marisa.

A aluna Lívia Nair apresenta “As mulheres no Samba”. São 10 ilustrações que retratam as divas do samba, entre elas: Dona Ivone Lara; Alcione; Clara Nunes; Clementina de Jesus; Elza Soares; Jovelina Pérola Negra; Leci Brandão; Tia Ciata. A produção acadêmica é da disciplina de Projeto Artístico de Ilustração e foi orientada pelo professor Sandro Lopes. A exposição complementa a mesa de terça-feira, que conta com uma roda de samba promovida pelos alunos Rodrigo Melo e Louise Elis, no período da tarde, em frente ao Gustavão/ Sala de Exposição do P1.

Programação Completa

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    VII Reunião Anual de Iniciação Científica acontece de 23 a 27 de setembro na UFRRJ

    Alunos de Letras organizam III Sarau Pede Poesia

    Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

    Ex-aluno de Belas Artes lança livro de fantasia

    Inês Etienne Romeu é tema de palestra de Ciências Sociais